sábado, 12 de dezembro de 2009

Apresentação da Experiência de Nova Petrópolis no X Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade

Durante o X Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, que ocorreu de 3 a 6 de dezembro de 2009 em Florianópolis SC, a experiência de ensino e serviço em saúde rural de Nova Petrópolis RS foi apresentada.

O trabalho desenvolvido foi apresentado pelo médico de família e comunidade Leonardo Vieira Targa durante o simpósio "Interiorização da Medicina e Medicina Rural" juntamente com as experiências do Canadá (Dr. Roger Strasser) e da região Norte do Brasil (Dr. Nilson Ando, Dr. Amaral e Dr. Fábio Tozzi).

A difícil equação entre distribuição da população e de profissionais de saúde no mundo e no Brasil foi o ponto de partida para pensar algumas questões a partir da literatura e da análise da realidade local:
  • quais estratégias dão certo para estimular a interiorização de profissionais de saúde?
  • como definir rural?
  • por que a medicina rural é diferente? No que consiste esta diferença?
A partir de 3 exemplos da realidade do sul do país, Leonardo Vieira Targa sugere:

  • O aprendizado vivido (ou corporal, partindo do conceito de skillment de Tim Ingold) é interessante para melhor adaptação das práticas médicas à realidade local e deve ser incluída no treinamento de novos profissionais em áreas rurais;
  • O estágio rural de Nova Petrópolis, a partir de um estudo piloto, parece concordar com as evidências internacionais de que o treinamento em áreas rurais aumenta a probabilidade do futuro profissional optar por trabalhar fora dos grandes centros;
  • A medicina rural apresenta uma série de especificidades que sugerem que ela se desenvolva como área específica dentro da APS e medicina de família e comunidade;
  • É necessário maior aproximação com outras áreas como a antropologia, a agronomia, veterinária, ecologia para dar conta da realidade de saúde destas regiões.
As discussões posteriores à apresentação foram muito interessantes em especial pela aproximação das experiências anteriormente distantes, possibilidade de aprendizado com experiência internacional (Canadá) e futura criação de grupo de trabalho da SBMFC com aproximação junto ao MEC e MS para desenvolvimento posterior.

Nenhum comentário: