sexta-feira, 24 de abril de 2015

World Summit of Rural Health e Wonca World Rural Health Conference 2015



         O mês de abril de 2016 foi muito produtivo parao debate da saúde rural mundial. Em Montreal, ocorreu o II World Summit de Medicina General Rural onde se revisou e reforçou a importância da Declaração de Cairns. Experiências do mundo todo mostram como uma formação mais aprofundada e prolongada é necessária para os profisisonais de saúde  que vão trabalhar em áreas rurais remotas. O Brasil compartilha com países como a Austrália e o Canadá, várias caraterísticas sociais e geográficas que constituem desafios para o provimento dos serviços de saúde para parcela considerável de sua população. 
          Como médico de família e comunidade Leonardo Vieira Targa, representante da CIMF no Working Party on Rural Practice e presidente da Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade, tive a honra de ser convidado a apresentar a situação atual da saúde rural na América do Sul. Temos muito a aprender uns com os outros e o Summit foi um momento propício para isto. 





No mesmo mês houve a 13a. Conferência Mundial de Saúde Rural da Associação Mundial de Médicos de Família em Dubrovnik, Croácia. Um lindo lugar e enorme e qualificada participação de muitos países e experiências. Neste encontro também houve a reunião anual do Wonca Working Party on Rural Practice. O Slogan "Breaking Down Barriers: Bringing People Together" deu o tom da conferência com seus diversos subtemas, como barreiras em relação à formação de recursos humanos, barreiras ao acesso, barreiras relacionadas à aspectos culturais, etc.


Neste evento, tive a oportunidade de apresentar a política municipal de uso de práticas tradicionais na rede de cuidados à saúde, com foco específico no estudo das plantas medicinais.

Nenhum comentário: