sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Agosto de 2012 - Ddas Débora e Kamila, Residente Priscila







Como ser um bom médico sem conhecer a realidade dos nossos pacientes? Talvez nos falte questionar isto durante nossa formação. Ou talvez nos falte a oportunidade de reconhecer estas questões. O estágio rural me permitiu essa reflexão, e dessa forma pude perceber que a relação médico-paciente vai além do que nossos olhos clínicos podem enxergar, do exame físico e a anamnese básica. Vivenciamos a experiência de conhecer uma outra realidade, saindo do hospital e do centro urbano, e enfrentando outros desafios.


O lugar é muito bonito. Fomos muito bem recebidas na Unidade de Saúde do Pinhal Alto por toda equipe, e também na pousada onde ficamos. Tivemos a oportunidade de realizar palestra na escola local e participar de reuniões da equipe da UBS. Discutimos casos clínicos e artigos durante todo o tempo de estágio, e pudemos aprender muito com o conhecimento e as experiências do Dr. Leonardo. A população local também tem muito a nos ensinar, com seus costumes e a maneira que enfrentam as dificuldades.

Não tenho dúvidas de que o estágio contribuiu muito para minha formação médica e para meu crescimento pessoal. Agradeço muito por ter tido esta oportunidade!
Dda Débora Slaviero


Nenhum comentário: