segunda-feira, 5 de março de 2012

Residente Márcio relata seu período rural



Relato do estágio rural –Fevereiro de 2012

O estágio em medicina de família e comunidade em Nova Petrópolis na Unidade de Saúde Pinhal Alto acrescenta em muito nos conhecimentos do médico residente. Está afirmativa se mostrou verdadeira e real ao longo do meu estágio optativo do mês de fevereiro.

Logo ao chegar na unidade me deparei com os conhecimentos de competência cultural ao ouvir meus pacientes conversando em alemão; sabia que a língua seria uma das novas habilidades que deveria ser capacitado.

Ao conhecer a equipe pude sentir o quanto é bom poder trabalhar numa unidade em que a palavra equipe faz sentido. Com a enfermagem aprendi cuidados de coordenação simples e discretos que fazem com que o fluxo de atendimento ocorra de forma ordenada. Os técnicos são prestativos e eficientes tanto para com os pacientes como nas relações interprofissionais.

Conhecer uma comunidade onde o berço de suas ideias é outro pais nos faz entender que a medicina de família e comunidade tem um aspecto importante em todas as culturas que é o cuidado com o ser humano.

No estágio rural puder discutir os aspectos do trabalho para os agricultores ( aspectos bem diferentes dos trabalhadores da cidade), pude observar que grandes crises da vida ( depressão, etilismo, tabagismo, violência familiar, etc) encontram-se ao nosso redor, observei que os pacientes são muito mais amigos do médico rural (ganhamos muitas uvas,figos,etc) do que o médico na cidade. No ensino e aprendizagem das “matérias científicas” nada fica a desejar pois avaliamos cada paciente, discutimos, pesquisamos ultimas evidências e aplicamos o método clinico centrado na pessoa em cada um.

Como valor da vida o estágio rural me mostrou a importância de conhecer a competência cultura dos pacientes, a vida dos mesmos, onde moram e suas dificuldades; ser um médico de família e comunidade rural é algo impar na vida somente explicado pela experiência do estágio rural.

Agradeço ao Dr. Targa pela experiência e cuidados, a enfermeira Solange pela amizade e aos técnicos pelo Carinho.

ps= Espero voltar no próximo mês de optativo!


Abraços

Márcio Martins Marcolino

Nenhum comentário: